Líder: Você já tirou a sua habilitação?

Usando uma analogia, imagina só você entregar a chave do seu carro a um filho que completou 18 anos, mas sem que ele tenha dirigido ou no mínimo conquistado a sua carteira de habilitação!

Absurdo né? Mas é exatamente isto que acontece nas empresas, os cargos de liderança por muitas vezes são delegados a alguém que nunca experimentou e nem se quer ao menos estudou a respeito, ou seja, não fez a prova teórica e nem a prática para se habilitar, mas embarcou no carro e já saiu dirigindo!

Será que preciso mencionar as consequências? Melhor não, vamos pular esta parte e irmos ao que realmente interessa!

Sei que não é fácil, mas se você vive esta realidade, não se desespere, pois ela faz parte da vida de muitas pessoas e já fez parte da minha vida também! A boa notícia é que podemos reverter este cenário e as oportunidades para isto não faltam, principalmente na educação on-line!

Vamos lá! Caso você ainda não tenha feito, se habilitar é o primeiro passo! Mas se você quiser ir além e se tornar o melhor motorista que você puder ser, ou seja, o melhor líder que a sua família e a sua equipe merecem ter, compartilho com você 11 assuntos que vão cair na prova! Anota aí para que você possa pesquisar e estudar depois:

01 – LIDERANÇA VIRTUOSA: Antes do líder, existe uma pessoa e quem quer se tornar a melhor pessoa possível, pratica as 7 virtudes de um Líder Diferenciado, são elas: fé, esperança, caridade, justiça, temperança, prudência e fortaleza.

02 – VALORES E COMPORTAMENTOS: Saber definir e estimular constantemente a transformação dos valores organizacionais em comportamentos, pois de nada adianta colocar os mesmos em uma plaquinha na recepção e deixá-los lá pegando pó, você não acha?

03 – VÍNCULO EQUILIBRADO: Desconstruir as verdades estabelecidas entre décadas sobre a relação de líderes e liderados e ressignificar as relações através do equilíbrio. Não é fácil, mas é possível encontrar um meio termo entre ser um amigo íntimo e um completo estranho!

04 – ACORDOS PSICOLÓGICO: Fortalecer e recuperar o valor da palavra, pois mesmo que você tenha um ambiente estruturado, o que não é realidade para a maioria das empresas, em alguns momentos você terá que fazer um acordo no fio do bigode!

05 – AUTOCONHECIMENTO: Trazer para consciência o maior número possível de aspectos que estão no inconsciente e que interferem de maneira oculta na sua tomada de decisão. Lembre-se, nos dias atuais o autoconhecimento não é mais opcional para um líder! #ficaadica

06 – COMPETÊNCIA: Compreender que não existe atitude sem conhecimento e habilidade, desta forma é missão do líder estimular e proporcionar o desenvolvimento das competências necessárias para que cada uma das pessoas alcance a atitude e desperte o seu o talento! Simplificando, saber fazer o seu trabalho do jeito melhor, mais rápido e mais barato!

07 – GESTÃO DE PROCESSOS: Visualizar e viver a empresa através de processos, onde os mesmos são os caminhos e as pessoas os caminhantes, percebendo assim, que quanto mais claros estiverem os caminhos, com mais facilidade as pessoas caminharão por eles.

08 – SELEÇÃO DE PESSOAS: Colocar às pessoas certas nos lugares certos através de uma seleção criteriosa por competências, que deixa o “achismo” de lado, para utilizar critérios sólidos baseados nos valores e comportamentos, autoconhecimento e processos.

09 – TREINAMENTO CIRÚRGICO: Parar de rasgar dinheiro com treinamentos que não levam nada a lugar nenhum! Para isto será necessário saber filtrar e investir em treinamentos que efetivamente permitam as pessoas o desenvolvimento das defasagens percebidas, ao ponto de alcançarem a atitude. Não se engane, se você achou um treinamento ruim ou se o mesmo não agregou nada a você, não esqueça que foi você que o escolheu!

10 – ACOMPANHAMENTO DE PESSOAS COM PROCESSOS: Despertar para o acompanhamento de desempenho dos processos e aprimorar o acompanhamento de resultados, tratando os incidentes onde eles acontecem, antes que impactem no resultado. Trocando em miúdos, parar de culpar as pessoas e começar a melhorar constantemente os processos, pois se alguém “errou” é bem possível que o processo não exista ou não esteja claro o suficiente!

11 – FEEDBACK JUSTO E ASSERTIVO: Nem “fodeback”, nem “floresback”! É mais que necessário para um líder, saber transformar o feedback em um presente, dando às pessoas de maneira justa e assertiva o retorno sobre o desempenho e resultados previamente acordados.

Bem, assim como dirigir é um ato de responsabilidade, com a liderança não é diferente, pois em ambos os cenários, temos pessoas envolvidas e as mesmas merecem uma condução cuidadosa e responsável para chegarmos com total segurança aos nossos destinos! E mesmo que você já saiba dirigir, para que correr o risco de continuar trafegando sem a sua carteira de habilitação?

Se você se identificou e deseja se tornar o melhor líder que a sua família e equipe merecem ter, fica aqui minha sugestão para que você conheça a Liderança Diferenciada, tenho certeza que ela poderá se tornar o seu novo divisor de águas diante deste desafio!

Mais informações a respeito você encontra em: https://www.liderdiferenciado.com

Finalizo esta reflexão reforçando que este conteúdo foi preparado com muito carinho para estimular você a ressignificar hábitos na sua vida, se ele fez sentido para você, a melhor forma de retribuir é ajudando para que ele alcance o maior número de pessoas possíveis, para isto, basta você deixar o seu “like” ou o seu “deslike”, o seu comentário e se possível compartilhar com as pessoas que desejar!

Todas as semanas temos um conteúdo novo relacionado a gestão! Se você desejar ser notificado em primeira mão a cada publicação é só se inscrever na mídia social da sua preferência ou se cadastrar na minha lista privada, para isto, basta clicar no link que está na descrição!

Muito obrigado pelo seu tempo, pela sua atenção e até a próxima!

Conheça as minhas mídias sociais ou inscreva-se na minha lista privada:
https://www.alexandrodeschamps.com/social