As pessoas são o diferencial?

Na sua organização as pessoas são o grande diferencial?

Esta é mais uma daquelas provocações que provavelmente não irá lhe agradar em um primeiro momento, pois irá pôr em xeque alguns modismos criados para tornar mais tolerável a relação entre as organizações e as pessoas. Com a ascensão das mídias sociais, estes modismos ficaram ainda mais explícitos, pois tudo é motivo para publicar e angariar curtidas!

Não sei se você observou, mas logo no início da pandemia de 2020, tivemos uma enxurrada de publicações, onde as pessoas rasgavam elogios as suas organizações, agradecendo pela maravilhosa oportunidade de fazer parte dela, onde o entendimento era que as organizações em questão sempre foram e sempre serão o melhor lugar para se trabalhar. Nem o esforço das pessoas, para alterar um pouco o texto acontecia, quem dirá, criar um novo texto com as suas próprias palavras! Era simplesmente um CRTL+C e CTRL+V escancarado!

Bem, vamos a outra observação que sempre me deixou na dúvida! Você já percebeu a quantidade de postagens realizadas pela área de Recursos Humanos e compartilhadas pelas pessoas envolvidas, utilizando os chocolates PRESTÍGIO e TALENTO? Cheguei a duvidar se realmente era a falta de opção na hora de realizar um elogio ou se realmente estas duas marcas eram patrocinadoras oficiais da área de Recursos Humanos.

Falando assim, até parece que eu sou contra a elogios né? De certa forma sim! Falo isto, pois acredito que só entregamos as pessoas aquilo que temos de melhor e se estamos entregando algo menor que isto, pode ser um sinal de que este é o nosso limite! Acredito também e defendo com muita convicção, que todos nós, assim como também as organizações, possuímos TALENTOS e que devemos ser PRESTIGIADOS por eles, mas de maneira verdadeira e autentica, onde o elogio recebido, venha do coração e toque o coração da outra pessoa, deixando assim, de ser somente algo replicado por obrigação ou preguiça e com a pretenção explícita, de se converter em publicações e curtidas!

O que irei lhe falar na sequência, de maneira alguma excluí a magia e o poder de dar ou receber um elogio verdadeiro, muito pelo contrário, acredito que são complementares e necessários para que as pessoas sejam e sintam-se verdadeiramente o grande diferencial de uma organização, porém, para tornar realidade o que irei lhe apresentar, precisaremos de trabalho e dedicação muito maiores do que somente replicar um elogio nas mídias sociais.
Neste momento, espero que você ainda esteja aí, pois como lhe falei, esta provocação não tem o objetivo de agradar, mas sim de gerar reflexões!

Por muitas vezes, quando ouvimos falar que as pessoas são o grande diferencial de uma organização, o primeiro entendimento é que elas estão em um degrau e que devem receber toda a atenção e cuidados para que de maneira alguma sofram interferências ou sejam frustradas durante a realização das suas entregas. Neste esforço, as organizações criam verdadeiros playgrounds, que são menos utilizados pelos colaboradores do que pelas crianças de um condomínio! Falando em crianças, não podemos esquecer que somos adultos e que sim, gostamos e merecemos ser bem tratados, porém ao invés de uma babá, precisamos de uma estrutura organizacional que nos permita autonomia, para que nós mesmos possamos nos gerir e gerir o nosso trabalho, afinal de contas, olha o esforço e a quantidade de babás de gente grande que uma organização precisa ter neste cenário!

Como adultos, buscamos sim a autorrealização! E a autonomia é um fator determinante para que possamos alcança-lá, mas para isto, precisamos compreender que antes das pessoas existem duas camadas a serem observadas em uma organização. A primeira camada são os clientes, que são o único motivo de uma organização existir, desta forma, a primeira missão de uma organização é compreender e entregar exatamente o que eles precisam, ou seja, nada menos que 100%. Já a segunda camada, por mais difícil que seja aceitar, são os processos, que chamo carinhosamente de caminhos, que além de indicar a maneira melhor, mais rápida e mais econômica de atender os clientes, também servem como base para começarmos a tornar as pessoas o grande diferencial de uma organização, possibilitando assim, através dos processos a condução das pessoas certas para os lugares certos ou se preferir direcionar os melhores caminhantes para cada um dos caminhos!

Bem! Todos nós ouvimos falar de colocar a pessoa certa no lugar certo, mas afinal, o que significa isto? De maneira bem simples é delegar as pessoas um trabalho que às permita fluir naturalmente no exercício dos seus talentos, como também na superação dos seus desafios! Neste momento, não será necessário alguém mandando ou metas amarrando, pois teremos condições plenas de entregar o nosso melhor, estimulando nas pessoas ao nosso redor a percepção e reconhecimento verdadeiros por aquilo que somos e entregamos. É neste momento que efetivamente nos tornamos o grande diferencial para uma organização!
Gosto e utilizo muito uma frase que aprendi com o grande mestre Luiz Fernando Garcia, que diz: A criança faz o que quer, já o adulto, faz o que precisa ser feito! Desta forma, que possamos cada vez mais estimular o adulto que existe dentro de nós, que possamos criar condições para o desenvolvimento da autonomia e da autorrealização e que sim, após alcançarmos o mérito de nos tornarmos o grande diferencial de uma organização, possamos através da nossa criança, comemorar os elogios e reconhecimentos recebidos de coração! Com direito inclusive a compartilhamentos e curtidas!

Finalizo esta provocação, reforçando que este conteúdo foi preparado com muito carinho para estimular você a ressignificar hábitos na sua vida, se ele fez sentido para você, a melhor forma de retribuir é ajudando para que ele alcance o maior número de pessoas possíveis! Para isto, basta você deixar o seu “like” ou o seu “deslike”, o seu comentário e se possível, compartilhar com as pessoas que desejar!

Todas as semanas temos um conteúdo novo relacionado a gestão! Se você desejar ser notificado em primeira mão a cada publicação é só se inscrever na mídia social da sua preferência ou se cadastrar na minha lista privada, para isto, basta clicar no link que está na descrição!

Muito obrigado pelo seu tempo, pela sua atenção e até a próxima!

Conheça as minhas mídias sociais ou inscreva-se na minha lista privada:
https://www.alexandrodeschamps.com/social