EMPRESÁRIO: Por que você se esconde?

É bem provável que na sua empresa a secretária ou a recepcionista é quem decide quais as oportunidades, devem chegar até a sua disputadíssima atenção, certo? Parece estranho isto? Então lhe convido a refletir um pouco mais a respeito, só vou ficar na torcida, para que este vídeo não caia na alfândega da sua empresa, pois desta forma, provavelmente você nunca mais terá acesso a ele!

Para facilitar a compreensão e economizar o seu tempo, vamos deixar de lado todos os rótulos pomposos e entender que atras da palavra empresário, está a pessoa responsável, por olhar para fora da empresa, perceber para onde a mesma deve ir e informar para a equipe interna a direção! Em poucas palavras, se a empresa fosse um navio, o empresário seria o capitão!

Você empresário, não imagina o esforço que alguém externo a sua empresa tem que fazer para conseguir falar com você, acredito que a sua equipe interna também, mas isto é outro assunto. Se você dúvida, deixo aqui o desafio de você tentar ligar para a sua empresa, de preferencia na persona de um Zé Ninguém, para tentar falar com você mesmo, se quiser aumentar o nível de desafio, dê a entender que você quer vender alguma coisa!

Entendo que o dia a dia de um empresário não é nada fácil, também sou empresário e também já me escondi por diversas vezes, alias, tenho uma preferência natural por isto! Mas você já parou para pensar o número de oportunidades que batem na porta da sua empresa todos os dias? E as mesmas acabam ficando presas na alfândega por muitas vezes!

Estou utilizando aqui a analogia com uma alfândega, pois por muitas vezes, o que é barrado nela só é liberado através do pagamento de impostos, que podem ocorrer de diversas maneiras, mas para facilitar, podemos dizer que quando existe alguém mal instruído ou mal intensionado, ocorre através de pequenos ou grandes mimos aos controladores da alfândega. E na sua empresa! Você já parou para pensar, quem controla a alfândega?

Comecei este assunto falando da secretária e da recepcionista, para dar um tom mais provocativo, mas a sua equipe de gestão, provavelmente também é um dos filtros para as oportunidades que batem na porta da sua empresa. Mas por favor, não me entenda mal, pois a secretária, a recepcionista e a equipe de gestão, são somente vítimas da situação. Como o seu tempo é escasso e super valorizado, provavelmente você “delargou” para eles esta responsabilidade e com certeza eles estão tentando fazer isto da melhor maneira possível!

Falei “delargou”, pois provavelmente ao entregar a eles o filtro das oportunidades que devem chegar até você, não ouve a preocupação de se criar um processo para o filtro das oportunidades, desta forma, cada um faz ao seu modo, conforme sua competência e porque não, da maneira que lhe for mais conveniente!

Bem, até este momento, acredito que já lhe provoquei o suficiente para que você perceba que é sua a responsabilidade de definir a direção da sua empresa e que olhar para fora da mesma, não é somente se direcionar as oportunidades que lhe são convenientes, mas também, permitir que as mesmas cheguem até você! Não estou falando para você atender pessoalmente todas as pessoas que batem a porta da sua empresa, que ligam para ela ou que mandam um e-mail, mas sim, criar junto com as pessoas chaves da sua empresa, um processo de filtro das oportunidades!

E neste caso, a secretária, a recepcionista ou qualquer outra pessoa que trabalhe nas portas de entrada da sua empresa, são pessoas chaves! Em resumo, as pessoas continuam sendo exatamente as mesmas, mas daqui por diante, elas estarão preparadas para filtrar as oportunidades e direcioná-las para você da melhor maneira possível!

Para lhe ajudar neste sentido, compartilho na sequência dois aspectos essenciais para que você possa levar em consideração na criação do seu processo de filtro das oportunidades. Vamos a eles!

Como estamos falando de filtro, o primeiro aspecto a ser observado é o que passará e o que não passará pelo filtro. Neste momento, você precisará definir e tornar claro para as pessoas envolvidas os critérios que de verdade caracterizam uma oportunidade e que farão a mesma ser levada para o seu conhecimento. Faça inicialmente com eles a análise, inclusive do que está sendo descartado, pois algum equivoco na classificação, pode gerar uma oportunidade de aprendizado para todos os envolvidos.

O segundo aspecto é a forma e a periodicidade na qual as oportunidades filtradas deverão ser apresentadas a você, qual formato de material deve ser utilizado, quais oportunidades podem ser enviadas diretamente por meios digitais e quais deverão ser apresentadas pessoalmente, E por ai vai!

Fico na torcida para que esta provocação possa lhe ajudar a tornar mais criterioso o seu processo de filtro de oportunidades, isto ajudará também as pessoas externas a sua empresa a entender quais as oportunidades lhe atraem, bem como a sua equipe interna a lhe ajudar de uma maneira muito mais assertiva!

Muito obrigado pelo seu tempo, pela sua atenção e até a próxima!

Conheça as minhas mídias sociais ou inscreva-se na minha lista privada:
https://www.alexandrodeschamps.com/social