O que significa contratar caráter?

Provavelmente você já viu uma postagem com a seguinte frase de Peter Schutz: Contrate caráter, treine habilidades! É uma bela frase e como podemos perceber, gera muitas curtidas! Mas confesso, que a primeira vez que li esta frase, a palavra caráter gerou bastante impacto, pois é inevitável não lembrar da expressão: falta de caráter!

Mas meu olhar inquieto, me fez mergulhar um pouco mais no significado desta frase e compreendi que podemos substituir a palavra caráter por personalidade, onde teremos a seguinte frase: Contrate personalidade, treine habilidades! Desta forma, já melhorou um pouco a minha percepção, mais ainda estou insatisfeito e lhe convido a nos aprofundarmos ainda mais no seu significado.

Só que antes de seguirmos, preciso deixar uma observação muito importante, pois ao ler esta frase, fico com o sentimento de que nela, as organizações possuem um grau de importância maior do que as pessoas. E neste sentido, lhe convido a perceber que as organizações também, possuem um caráter! E será que você está observando isto ao escolher uma organização para trabalhar? Bem, inquietudes expostas, então vamos seguir!

Meu trabalho me permite algo muito especial, onde tenho a oportunidade de conhecer muitas pessoas e isto geralmente ocorre dentro das organizações. Mas lhe confesso, que são raros os momentos em que o brilho no olhar se apresenta de uma maneira marcante! Me refiro aquele brilho no olhar, que sinaliza alguém superando com motivação os seus desafios e fluindo com naturalidade no exercício dos seus talentos. Na grande maioria dos casos, a sensação é que as pessoas estão ali presentes somente por necessidade, por falta de opção ou até mesmo, por uma escolha da qual acabaram se acostumando, mas que acabou se transformando em um fardo a ser carregado diariamente.

Costumo sempre dizer, que todos nós temos 24 horas no dia! E muitos de nós resolve destinar 8 horas para realização de um trabalho, ou seja, passamos 1/3 do nosso dia trabalhando. Arredondando este cálculo de maneira grosseira, podemos dizer que passamos 1/3 das nossas vidas trabalhando! Agora lhe pergunto: Qual será o nosso sentimento diante deste tempo ao final das nossas vidas? Será que conseguiremos experimentar o sentimento de missão cumprida?

Algo que estou aprendendo e que faz mais sentido a cada dia é olhar com mais atenção para a natureza! Sei que pode parecer um pouco poético isto, mas a natureza pode nos ensinar muito, se tivermos a humildade e a coragem de tentar resgatar aspectos da nossa essência que foram perdidos ao longo do tempo. E quando falamos do mundo organizacional, isto se torna ainda mais desafiador, pois no mesmo, tudo isto é extremamente potencializado pelo ritmo acelerado e o sentimento de que sempre estamos atrasados ou defasados!

Dentro deste contexto, quando falo de natureza, me refiro a identificarmos os nossos potenciais naturais, que de maneira bem simples, podem ser entendidos como os nossos talentos e os nossos desafios. Infelizmente, não somos estimulados a nos perceber neste sentido, pelo contrário, somos estimulados a sermos “alguém na vida”! O que significa para muitas pessoas, ter um trabalho que pague bem e que nos proporcionei adquirir tudo o que a sociedade nos apresenta como sendo o mínimo que alguém de sucesso deva ter. Resumo da história, por muitas vezes, mesmo sem saber, deixamos a nossa natureza de lado e ficamos correndo atrás de algo idealizado por terceiros.

Acredito que todos nós estamos vivos para darmos mais um passo na nossa evolução e todos nós nascemos com os nossos talentos, tudo aquilo que viemos ensinar e compartilhar com as outras pessoas e também com os nossos desafios, tudo aquilo viemos aprender e que é compartilhado conosco pelas outras pessoas!

E assim como uma pessoa, uma organização também possuí o seu caráter, ou se preferir, a sua personalidade, lugar este, onde estão guardados com muito carinho os seus talentos e os seus desafios, você concorda?

Ao olharmos para as organizações e as pessoas, que tal ao invés de encararmos simplesmente esta relação como uma contratação, ressignificarmos a partir de agora este entendimento para uma grande troca? Onde tanto a organização, como cada uma das pessoas, resolvem se conectar para cooperarem no exercício dos seus talentos, como também para a superação dos seus desafios, tendo como resultado em cada uma destas conexões, um passo a mais na busca pela evolução!

Desta forma, seja você uma pessoa ou uma organização, não importa o momento que você se encontra! Caso você ainda não tenha clareza dos seus talentos e desafios, mergulhe na sua personalidade através do autoconhecimento, traga para consciência os seus talentos e desafios e se aproprie do que já esta com você! Compreendendo a sua natureza, ficará muito mais fácil de escolher a quem se conectar, para iniciar uma experiência uma profunda e verdadeira troca!

E quanto a treinar as habilidades, digamos que lhe ajudará a polir e dar mais brilho ao valioso diamante que você é!

Finalizo esta provocação, reforçando que este conteúdo foi preparado com muito carinho para estimular você a ressignificar hábitos na sua vida, se ele fez sentido para você, a melhor forma de retribuir é ajudando para que ele alcance o maior número de pessoas possíveis! Para isto, basta você deixar o seu “like” ou o seu “deslike”, o seu comentário e se possível, compartilhar com as pessoas que desejar!

Todas as semanas temos um conteúdo novo relacionado a gestão! Se você desejar ser notificado em primeira mão a cada publicação é só se inscrever na mídia social da sua preferência ou se cadastrar na minha lista privada, para isto, basta clicar no link que está na descrição!

Muito obrigado pelo seu tempo, pela sua atenção e até a próxima!

Conheça as minhas mídias sociais ou inscreva-se na minha lista privada:
https://www.alexandrodeschamps.com/social