Qual a sua data de validade?

Você sabe qual é a sua data de validade?

Independente da sua crença sobre a vida, uma coisa é certa, todos nós temos a nossa data de validade neste mundo. Podemos até não saber qual é esta data, mas sabemos que ela existe e que por mais que tentamos, não será possível postergá-la!

O mesmo acontece, com as nossas relações! Quando conhecemos uma pessoa e iniciamos uma relação, seja ela qual for, não sabemos qual será a sua data de validade e por mais que queiramos, que ela não acabe, não tem jeito, a data de validade existe e precisamos estar atentos a ela.

Neste momento, você deve estar se perguntando: Como assim? Que papo é este de estar atento a uma data de validade que eu nem conheço?

Você está certo! Quando falamos de uma relação, não podemos ter a mesma objetividade e percepção que temos ao olhar a data de validade de um alimento no mercado, mas podemos aprender com este cenário. Vamos imaginar que você comprou um iogurte e que no dia da compra o mesmo estava dentro da validade, até aí tudo certo!

Alguns dias se passaram, o iogurte ficou na geladeira e um belo dia ao acordar, você se lembrou dele, mas não de olhar a data de validade. Assim que abriu o iogurte, sentiu um cheiro diferente, percebeu que havia um pouco a mais de água na superfície, mas a vontade de comer o iogurte era tão grande, que você ignorou os sinais e mandou ver. Até sentiu um gosto um pouco diferente, mas decidiu comer tudo, com direito a dar aquela passada de dedo no pote ao final!

Algumas horas depois a conta chega e você tem um dia de rei, sentado o dia todo no trono!

Se você parar para pensar, com as nossas relações não é muito diferente, por muitas vezes deixamos elas na geladeira por bastante tempo e ao retirá-las nem se quer verificamos se ainda estão na validade, com outras recebemos inúmeros sinais de que a qualidade foi comprometida pelo seu vencimento e em alguns casos mais extremos, mesmo ainda estando na data de validade, a relação estragou por má conservação e não faz mais sentido se alimentar dela.

Em resumo, podemos até não saber a data de validade das nossas relações, mas os sinais estão a nossa frente o tempo todo e só cabe a nós, captarmos os mesmos e escolhermos o que fazer com eles! O bom disto tudo é que diferentemente de um produto, quando percebemos que uma relação está vencendo e que a mesma poderá nos gerar uma indisposição, podemos através da percepção e mudança dos nossos comportamentos, tentar a renovação da data de validade e isto por muitas vezes é optar por uma nova forma de se relacionar.

Tudo bem que em alguns casos extremos, ter mantido a relação após o término da sua validade, pode ter gerado um desgaste tão grande, que não existe mais possibilidades de se estabelecer uma nova relação, ficando neste momento o desafio de excluir a relação da sua vida, mas se possível, não excluir a pessoa, afinal, como estamos falando de uma relação, ambos foram responsáveis por insistir em se relacionar, mesmo após os inúmeros sinais do término da validade.

Trazendo agora esta reflexão para o mundo organizacional, sempre que iniciamos uma relação de trabalho, precisamos ter em mente, que existe uma data de validade a ser respeitada e estar atento aos sinais, será fator decisivo para que esta relação possa se renovar. Isto pode acontecer através da delegação de uma nova competência, de um novo cargo ou até mesmo em pequenas mudanças na cultura organizacional.

Mas caso haja a percepção de que mesmo após inúmeras tentativas de renovação da data de validade, ainda existe uma indisposição, o ideal é que a data de validade seja respeitada para que assim, as pessoas envolvidas possam continuar se respeitando e admirando, não mais como parceiros de trabalho, mas sim como pessoas!

Que tal aproveitarmos esta reflexão e tirarmos um momento para verificar a data de validade das nossas relações? É bem provável, que algumas estejam próximas da data de validade e só cabe a nós trabalharmos ou não para renovação das mesmas!

Finalizo esta provocação, reforçando que este conteúdo foi preparado com muito carinho para estimular você a ressignificar hábitos na sua vida, se ele fez sentido para você, a melhor forma de retribuir é ajudando para que ele alcance o maior número de pessoas possíveis! Para isto, basta você deixar o seu “like” ou o seu “deslike”, o seu comentário e se possível, compartilhar com as pessoas que desejar!

Todas as semanas temos um conteúdo novo relacionado a gestão! Se você desejar ser notificado em primeira mão a cada publicação é só se inscrever na mídia social da sua preferência ou se cadastrar na minha lista privada, para isto, basta clicar no link que está na descrição!

Muito obrigado pelo seu tempo, pela sua atenção e até a próxima!

Conheça as minhas mídias sociais ou inscreva-se na minha lista privada:
https://www.alexandrodeschamps.com/social