Quanto mais ordinário, menos extraordinário!

Será que quando mais ordinário, menos extraordinário?

Para quem passou pela década de 90 é bem possível que ao escutar a palavra ORDINÁRIO, o pensamento vá direto para um famoso grupo de axé da época, mas fique tranquilo, não será sobre isto que irei falar! A essência desta reflexão, ficará em torno do enorme desperdício de tempo que temos com o extraordinário, ou seja, com tudo aquilo que não foi previsto e que nos deixa perdidos, nos obrigando a reinventar a roda diante da cada situação na qual não conseguimos aprender e transformar o aprendizado em conhecimento.

Sempre quando falo deste assunto, gosto de utilizar como exemplo o GPS e mesmo tendo as minhas raízes na área de Tecnologia da Informação (TI), fico impressionado com o funcionamento e com a precisão do mesmo. Você há de concordar comigo que depois da popularização do GPS, o ato de viajar ficou completamente ordinário, pois além de sabermos exatamente o caminho que iremos percorrer para chegar ao destino, podemos saber inclusive o tempo estimado da nossa viagem.

Quando falo em viagem, fica inevitável para mim, não lembrar das viagens de Blumenau à Joinville para visitar familiares a bordo de um Chevette café com leite, claro, sem GPS! Pensa em uma viagem extraordinária! Como as idas para Joinville aconteciam praticamente uma vez por ano, além das mudanças no trânsito, o meu pai não lembrava com tanta precisão assim do caminho e inúmeras eram as paradas para pedir informações, fora os momentos em que tínhamos que voltar um pedaço do caminho, pois estávamos perdidos.

Nostalgia a parte, pergunto para você: Como você acha que são as minhas viagens atuais para Joinville, ordinárias ou extraordinárias?

Bem, hoje em dia a maioria das minhas viagens para Joinville são para realização de algum tipo de trabalho, o GPS se tornou um instrumento indispensável, tornando assim as minhas viagens ordinárias, o que me permite ter maior segurança e precisão para chegar no horário marcado e honrar os meus compromissos com os clientes.

Saindo um pouco do campo das viagens e olhando para o fantástico mundo das organizações, convido você a refletir com calma sobre a dinâmica do seu dia a dia! Será que você está vivendo mais situações ordinárias ou extraordinárias? E caso você tenha como desafio a liderança, lhe peço um pouco mais de calma, para que a reflexão seja ainda mais profunda, pois as suas conclusões, além de impactar no seu trabalho, impactam diretamente no trabalho de cada uma das pessoas da sua equipe!

Enquanto você reflete, deixar eu tocar em mais um assunto desconfortável chamado processos! Falo desconfortável, pois não é novidade para nós que a nossa cultura é a do “fazejamento” e não do planejamento, o que nos remete e nos faz viver, inúmeras experiências extraordinárias todos os dias! Por mais que não consigamos perceber!

Quando falo de processos, sempre uso uma analogia em que apresento os processos como os caminhos e as pessoas como os caminhantes, desta forma, quanto mais claros estiverem os caminhos, com mais leveza, tranquilidade e produtividade os mesmos serão percorridos pelas pessoas para a entrega dos seus resultados! E neste momento, preciso lhe deixar mais uma reflexão bem direta: A sua organização disponibiliza para você um GPS onde os caminhos são revisados e atualizados constantemente pelos gestores?

A resposta para esta simples, porém desconfortável pergunta, lhe ajudará a responder a primeira reflexão sobre a predominância no seu dia do ordinário ou do extraordinário! E caso você chegue a conclusão de que o extraordinário está dominando o seu dia, precisamos ligar o sinal de alerta e voltar ao cerne desta reflexão, pois estará claro que o seu precioso tempo de vida está sendo desperdiçado!

No caso das organizações, nem preciso comentar o que o excesso de situações extraordinárias causa no desempenho e resultados, pois já está mais do que claro para todos nós, afinal, além de trabalhar nelas, também somos clientes e neste cenário a sua satisfação não deve estar dar melhores, pelo menos a minha não está!

A boa notícia é que podemos aprender com o extraordinário e transformá-lo em conhecimento ordinário para as nossas organizações e a virada de chave está nos processos! E não adianta tentar me convencer que você não conhece nada sobre processos, afinal, na sua casa você sai como um louco procurando a sua escova de dentes após cada refeição? Não né! Com certeza após a escovação, você segue um processo para guardá-la, afinal, quanto mais ordinário, menos extraordinário!

Finalizo esta provocação, reforçando que este conteúdo foi preparado com muito carinho para estimular você a ressignificar hábitos na sua vida, se ele fez sentido para você, a melhor forma de retribuir é ajudando para que ele alcance o maior número de pessoas possíveis! Para isto, basta você deixar o seu “like” ou o seu “deslike”, o seu comentário e se possível, compartilhar com as pessoas que desejar!

Todas as semanas temos um conteúdo novo relacionado a gestão! Se você desejar ser notificado em primeira mão a cada publicação é só se inscrever na mídia social da sua preferência ou se cadastrar na minha lista privada, para isto, basta clicar no link que está na descrição!

Muito obrigado pelo seu tempo, pela sua atenção e até a próxima!

Conheça as minhas mídias sociais ou inscreva-se na minha lista privada:
https://www.alexandrodeschamps.com/social