Você sabia que as suas ideias não são bem-vindas?

Costumo dizer que as ideias não são bem-vindas em uma organização. Isto mesmo! Você não ouviu errado! Repito: As ideias não são bem vindas em uma organização! Imagino que a sua expressão agora, deve ser igual a de todas as pessoas que já me ouviram falar isto. Mas fique tranquilo, não estou ficando louco e não quero que você mude a sua verdade! Somente acho que esta verdade é transmitida para as pessoas de maneira incompleta. E todos já sabemos o resultado disto: Excelentes ideias, indo direto para o lixo!

Que ver só! Deixa eu lhe fazer uma pergunta: Que tal construirmos uma bicicleta com três rodas, para vender batata frita na escadaria da igreja?

Quando eu lhe falei a minha brilhante ideia, no mínimo você gastou o seu tempo para tentar imaginar a tal bicicleta de três rodas! É isto que ocorre, quando apresentamos para as pessoas ao nosso redor as nossas ideias, ocupamos o tempo delas e na grande maioria das vezes, somos gentilmente ignorados ou recebemos um “vou pensar” por educação! O mesmo deve estar acontecendo com você agora, mas antes que você ignore a minha ideia, deixa eu avançar um pouco mais!

Porém, para seguirmos, preciso que você guarde com carinho esta expressão: Quanto mais estruturado, menor a resistência!

Aqui está a chave para o sucesso! Se quisermos que as pessoas, abracem a nossa ideia, precisamos primeiro estruturá-la, transformando-a em um objetivo, isto diminuirá significativamente a resistência. Ao estruturarmos, não estaremos mais apresentando somente uma ideia através do seu “resumo”, pois neste momento, já teremos matéria-prima suficiente para apresentar uma visão mais detalhada e completa da mesma, que permitirá as outras pessoas uma melhor visualização e compreensão do nosso objetivo.

Quando falamos em estruturação é bem provável que venha a sua mente algo complexo! Só lembrando, nossa preferência cultural é por fazer e não por planejar. Mas o que vou lhe apresentar na sequência, se resume à quatro perguntas, simples e poderosas! Vamos a elas!

– O que?
– Por quê?
– Como?
– Quem?

Você lembra da pergunta que eu fiz: Que tal construirmos uma bicicleta com três rodas, para vender batata frita na escadaria da igreja?

Agora vamos a estruturação da mesma, utilizando estas quatro perguntas!

– O que?

Construir uma bicicleta com três rodas.

– Por quê?

Para vender batata frita na escadaria da igreja, pois a barraca que havia lá, teve que mudar de endereço. Após as missas o movimento de pessoas é muito grande e existe um hábito das mesmas de ficar conversando nas escadarias. Já faz um mês que a antiga barraca mudou de endereço e as pessoas sentem falta de petiscar as batatas enquanto conversam.

Além das escadarias, existem outros pontos na cidade que podemos explorar também, pois com a utilização de uma bicicleta, ganharemos mais mobilidade.

– Como?

Tenho uma bicicleta parada e conheço um metalúrgico lá perto de casa que faz adaptações, desta forma, podemos instalar um eixo traseiro com duas rodas para mantê-la em pé. Outra adaptação necessária, que o mesmo metalúrgico pode fazer é uma chapa de metal para colocarmos a fritadeira. Na parte da frente da bicicleta, já tem uma cestinha bem grande e nela podemos expor as batatas fritas para venda.

– Quem?

Eu fico responsável por toda a adaptação da bicicleta e os respectivos custos. Assim que ela estiver pronta, você fica responsável por comprar e fritar as batatas e eu me responsabilizo por embalar e vender. No final do mês, fechamos as contas e dividimos o lucro, ficando o valor da adaptação da bicicleta, pendente até você juntar o valor correspondente.

E agora! Ficou mais fácil de visualizar e compreender a minha ideia após a sua estruturação?

Vamos juntos construir a tal bicicleta de três rodas para vender batatas?

Finalizo esta provocação, reforçando que este conteúdo foi preparado com muito carinho para estimular você a ressignificar hábitos na sua vida, se ele fez sentido para você, a melhor forma de retribuir é ajudando para que ele alcance o maior número de pessoas possíveis! Para isto, basta você deixar o seu “like” ou o seu “deslike”, o seu comentário e se possível, compartilhar com as pessoas que desejar!

Todas as semanas temos um novo conteúdo relacionado a gestão! Se você desejar ser notificado em primeira mão a cada publicação é só se inscrever na mídia social da sua preferência ou se cadastrar na minha lista privada, para isto, basta clicar no link que está na descrição!

Muito obrigado pelo seu tempo, pela sua atenção e até a próxima!

Conheça as minhas mídias sociais ou inscreva-se na minha lista privada:
https://www.alexandrodeschamps.com/social