Empresas não são escolas!

Até quando você continuará acreditando que as empresas são escolas?

Inicio esta reflexão, compartilhando com você a resposta que mais me apavora durante uma entrevista, principalmente quando ela é a primeira resposta que recebo, quando pergunto ao candidato, por qual motivo ele escolheu a organização em questão para trabalhar! E qual é esta resposta? Eu desejo aprender! Confesso que neste momento, por melhor que esteja sendo a entrevista o efeito gerado é o mesmo que receber um balde de água fria!

Entendo perfeitamente que você deve estar achando esta reação totalmente estranha e sem cabimento! Mas esta é mais uma daquelas provocações bem polêmicas que só fará sentido se você ficar comigo até o final! Mas de antemão, mesmo correndo o risco de perder a sua atenção, preciso desde já reforçar: As empresas não são escolas!

Sei que esta afirmação lhe assusta e provavelmente vai contra as suas crenças, mas você já parou para se perguntar se é uma obrigação das organizações lhe ensinar? Será que a oportunidade que ela lhe dá para demonstrar os seus talentos e se desenvolver perante os seus desafios já não é o suficiente?

Pois bem, sei que são perguntas difíceis de responder e não nos levará a uma única resposta. Mas antes de falarmos das organizações, vamos olhar primeiro para nós, precisamos juntos formar uma base importante para podermos avançar! Para isto eu preciso lhe fazer uma pergunta fundamental: Faz sentido para você se eu lhe dizer que todos nós temos nossos talentos e desafios? Onde podemos entender por talentos, tudo aquilo que temos de melhor e que podemos ensinar ou entregar para as outras pessoas e por desafios, tudo aquilo que precisamos desenvolver e que podemos aprender ou receber das outras pessoas.

Caso você ainda não tenha refletido a respeito, peço sua licença para lhe apresentar uma afirmação muito pertinente para esta reflexão, que é a seguinte: Buscar incessantemente a clareza dos nossos talentos e desafios é o que nos levará a autonomia e autorrealização através das oportunidades que decidirmos abraçar! Guarde isto com muito carinho, pois tudo que está a volta desta afirmação, poderá tornar a sua caminhada muito mais leve e feliz!

Agora sim! Cientes de que a clareza dos nossos talentos e desafios é essencial, vamos voltar ao cerne da nossa questão, onde repito: As empresas não são escolas!

Quer ver só! Quando dissemos que desejamos trabalhar em uma determinada organização para aprender, estamos criando uma expectativa, que acaba se concretizado ao ser aceito pelo processo de seleção da organização em questão! E sabe o pior disto tudo? Verbalizamos que queremos “aprender”, mas na verdade, lá no fundo, a nossa expectativa real é que sejamos “ensinados”! Neste momento nos vem a mente um professor, com todo o tempo e paciência do mundo, que senta ao nosso lado e nos explica tim-tim por tim-tim, aplicando uma prova ao final e nos presenteando com um 10 e várias estrelinhas! Uau! Quanta nostalgia! Mas sabe o que acontece na prática? Como nada disto se realiza do jeito que a sua expectativa desenhou, você se decepciona, alimenta uma enorme frustração e diz que como “está aprendendo nada”, precisa de um lugar em que possa continuar evoluindo e aprendendo, pede a conta, procura uma nova oportunidade e o ciclo vicioso se repete! Afinal, como diz um grande amigo: Você pode até ir trabalhar em outra organização, só não esquece que você vai junto!

Desta forma, ao invés de dizer que você quer aprender, diga que você quer trabalhar em determinada organização para entregar a todos a sua volta o seu melhor, ou seja, os seus talentos e que está disposto a abraçar o desenvolvimento dos seus desafios e para isto irá precisar que todos a sua volta entreguem também o seu melhor! Neste momento, ao invés de criar uma expectativa e deixar na mão de terceiros o seu sucesso, você estará criando um objetivo e trazendo para você a responsabilidade pelo seu sucesso!

Esta simples, porém poderosa forma de pensar e agir, fará com que você mergulhe de cabeça no desafio que escolheu! E sim! Neste momento você irá aprender muito, muito mais do que você imagina, pois apesar de não serem escolas, as organizações são um ambiente de infinito aprendizado para quem está realmente disposto a dar o seu melhor! E o detalhe é que o aprendizado desta forma acontecerá de maneira visceral, pois será na prática e não somente no conforto da teoria!

Finalizo esta provocação, reforçando que este conteúdo foi preparado com muito carinho para estimular você a ressignificar hábitos na sua vida, se ele fez sentido para você, a melhor forma de retribuir é ajudando para que ele alcance o maior número de pessoas possíveis! Para isto, basta você deixar o seu “like” ou o seu “deslike”, o seu comentário e se possível, compartilhar com as pessoas que desejar!

Todas as semanas temos um conteúdo novo relacionado a gestão! Se você desejar ser notificado em primeira mão a cada publicação é só se inscrever na mídia social da sua preferência ou se cadastrar na minha lista privada, para isto, basta clicar no link que está na descrição!

Muito obrigado pelo seu tempo, pela sua atenção e até a próxima!

Conheça as minhas mídias sociais ou inscreva-se na minha lista privada:
https://www.alexandrodeschamps.com/social