O seu líder trabalha para você?

O seu líder trabalha para você?

É bem possível que esta pergunta seja recebida por você com uma certa estranheza, mas convido você para uma reflexão mais profunda sobre ela, pois talvez algumas verdades que temos diante deste contexto, possam ser revisitadas e ressignificadas.

Mas antes de falarmos da relação entre líderes e liderados, precisamos olhar para os clientes de uma organização, afinal, eles são o único motivo de uma organização existir. Mas como os clientes finais, que compram os nossos produtos e serviços, ficam fora da nossa organização, nosso vínculo com eles acaba não sendo dos mais próximos e por muitas vezes fica até mesmo difícil compreender o que eles verdadeiramente querem! E dependendo o cargo que você ocupa dentro de uma organização, a sua distância do cliente é ainda maior.

Neste momento precisamos lembrar também que além de ser o motivo das organizações existirem, são os clientes que decidem o que elas devem entregar ou pelo menos deveria ser assim! Falo “deveria”, pois em muitas e muitas organizações os clientes nem ao menos são consultados, mas isto é assunto para uma outra reflexão! Vamos ficar neste momento com a compreensão de que as organizações sabem exatamente o que os seus clientes querem.

Agora sim, cientes de que os clientes são o motivo de existir de uma organização e do que eles verdadeiramente esperam da mesma, chegou a hora de garantir a tão desejada qualidade, que de maneira bem resumida é entregar 100% do que foi acordado, nem mais, nem menos!

Mas antes de seguirmos, preciso lhe fazer uma pergunta muito importante: Na sua opinião os liderados trabalham para o líder ou o líder trabalha para os liderados?

Vou dar um chute aqui e tentar adivinhar a sua resposta! Algo me diz que você respondeu que os liderados trabalham para o líder! Certo? Se esta foi a sua resposta, com certeza ela está retratando o seu dia a dia ou o que você percebe na maioria das organizações. Mas seu lhe dizer que talvez faça mais sentido o líder trabalhar para os seus liderados! Isto parece muito estranho para você?

Olhando do ponto de vista dos clientes, tanto o líder quanto o liderados deveriam estar trabalhando para atendê-los, ambos focados em entregar 100% da qualidade mencionada anteriormente! Usando uma analogia que gosto bastante, podemos dizer que os processos de uma organização são os caminhos e as pessoas os caminhantes, desta forma, o trabalho inicial do líder e traçar os melhores caminhos, os mais rápidos e os mais econômicos para que em um segundo trabalho, ele possa escolher as pessoas que irão percorrer todos os dias estes caminhos para realizar as suas entregas aos clientes.

Caso algumas das pessoas ainda não conheçam os caminhos, o líder realizará um terceiro trabalho, que será a apresentação dos caminhos as mesmas, percorrendo inicialmente com elas todos os trechos até que elas desenvolvam a autonomia necessária para percorrer os caminhos sozinhas, afinal de contas, seria ainda mais trabalhoso para o líder ter que percorrer todos os caminhos, a todo momento, com todas as pessoas. Alias, isto é praticamente impossível!

Mas claro! Isto não significa que o líder não irá acompanhar as pessoas, afinal este é o seu quarto trabalho, pois os caminhos necessitarão de manutenção e melhorias constantes, assim como também as pessoas possuem uma necessidade genuína por atenção e evolução, desta forma, as pessoas aguardam ansiosamente o momento de percorrer novos caminhos! E o líder precisa estar atendo a isto, até mesmo para realizar o seu quinto trabalho, que é manter as pessoas informadas do seu desempenho e resultados, afinal de contas, quem não gosta de saber como está se saindo diante de um desafio!

Só até aqui, já conseguimos perceber cinco importantes momentos desafiadores em que um líder trabalha para os seus liderados, são eles: A definição dos processos; uma seleção que permita que a pessoa certa, ocupe o lugar certo; o treinamento para as defasagens; o acompanhamento de desempenho e resultados; e também o feedback justo e assertivo.
Olhando por este ângulo, será mesmo que são os liderados que trabalham para o líder?

Finalizo esta provocação, reforçando que este conteúdo foi preparado com muito carinho para estimular você a ressignificar hábitos na sua vida, se ele fez sentido para você, a melhor forma de retribuir é ajudando para que ele alcance o maior número de pessoas possíveis! Para isto, basta você deixar o seu “like” ou o seu “deslike”, o seu comentário e se possível, compartilhar com as pessoas que desejar!

Todas as semanas temos um conteúdo novo relacionado a gestão! Se você desejar ser notificado em primeira mão a cada publicação é só se inscrever na mídia social da sua preferência ou se cadastrar na minha lista privada, para isto, basta clicar no link que está na descrição!

Muito obrigado pelo seu tempo, pela sua atenção e até a próxima!

Conheça as minhas mídias sociais ou inscreva-se na minha lista privada:
https://www.alexandrodeschamps.com/social