O seu trabalho é um fardo?

O seu trabalho é um fardo a ser carregado?

O que me motiva a falar sobre o assunto trabalho é algo que eu já compartilhei em outras publicações, mas que devido a sua importância eu sinto a necessidade de abordá-lo novamente. Minha motivação diz respeito a falta de brilho no olhar que percebo nas pessoas nos seus ambientes de trabalho!

Me considero privilegiado, pois ao circular pelas organizações, tenho a oportunidade de conhecer muitas pessoas, assim como também os seus respectivos processos produtivos. E como eu acredito que a gestão de pessoas é potencializada através da gestão de processos, me sinto como uma criança no playground ao circular pelas organizações. Mas confesso que não perceber o brilho no olhar em muitas pessoas durante a realização dos seus trabalhos é algo que me incomoda profundamente.

Falo isto com propriedade, pois eu consegui ressignificar o trabalho na minha vida, onde hoje eu posso afirmar que “deixei de trabalhar” para realizar o meu propósito de vida e isto não significa menos trabalho, pelo contrário, hoje eu trabalho muito mais que a alguns anos atrás, porém todas as atividades que eu executo durante o meu trabalho, sejam elas “gostosinhas” ou não de realizar, tem um sentido e isto além de me permitir o constante aprimoramento, me permite também entregar as pessoas ao meu redor o meu melhor!

Falando assim, pode até gerar a impressão de que foi tudo fácil, rápido e simples! Pelo contrário! Além de ser um processo gradativo, exigiu muitos sacrifícios pessoais, onde eu tive que abrir mão de muitos aspectos importantes da minha vida, mas que hoje percebo que serviram como moeda de troca para que agora eu possa olhar o trabalho e percebê-lo de uma maneira especial, central e necessária para quem busca a evolução constante como pessoa e como profissional.

Indo direto ao ponto, o divisor de águas que me permitiu ressignificar o trabalho na minha vida foi descobrir e mergulhar profundamente e incansavelmente no autoconhecimento. Usando uma analogia com um carro, em poucas palavras, foi perceber os meus talentos naturais, aqueles que vieram originalmente de fabrica comigo, assim como também perceber os meus desafios, todos os opcionais que eu posso desenvolver e adquirir para me tornar um modelo ainda mais completo, que além de exclusivo e único, tem a possibilidade de lançar ao mercado a cada passo dado na evolução as suas novas versões! Proporcionando assim aos meus passageiros, ou seja, as pessoas com as quais me relaciono, a melhor experiência possível nesta magnífica viagem chamada vida!

Neste momento acredito que você deve estar se perguntando: Quais são os meus talentos e desafios? O que eu posso entregar de melhor para às pessoas? Em alguns casos mais extremos, ainda surgirá a pergunta: Por qual motivo o meu trabalho é um fardo?

Acredito que tudo começa na nossa infância, onde provavelmente você foi incentivado a ser “alguém na vida”! E isto para muitas pessoas se resume a ganhar dinheiro e ter uma posição de destaque e de reconhecimento. Provavelmente foi neste momento você começou a deixar de olhar para você e começou a olhar para as outras pessoas, buscando nelas um modelo de sucesso ao qual você poderia se espelhar. E por muitas vezes este modelo estava em casa, onde seguir a tradição da família, já era um fardo a ser carregado mesmo antes de você nascer. Já por outras vezes a própria sociedade estimulou você a deixar os seus talentos e desafios de lado, incentivando você a correr através de uma profissão que pagasse bem ou que iria lhe promover um lugar de destaque perante as outras pessoas.

Bem, poderíamos ficar horas e horas falando sobre os motivos que podem levar uma pessoa a sufocar os seus talentos e desafios em troca daquilo que foi plantando na sua mente como sendo o ideal para alguém que decidiu cegamente se tornar “alguém na vida”! Mas o que precisa ficar para nós neste momento é que independente das sementes plantadas nas nossas vidas, elas só irão crescer e se manterem vivas enquanto continuarmos a regar!

Nunca será tarde para adubarmos a nossa vida com uma boa dose de autoconhecimento, buscando dentro de nós às sementes dos nossos talentos e desafios, que verdadeiramente desejamos regar! Colher os frutos será só uma questão de determinação e tempo! Que tal começar hoje?

Finalizo esta provocação, reforçando que este conteúdo foi preparado com muito carinho para estimular você a ressignificar hábitos na sua vida, se ele fez sentido para você, a melhor forma de retribuir é ajudando para que ele alcance o maior número de pessoas possíveis! Para isto, basta você deixar o seu “like” ou o seu “deslike”, o seu comentário e se possível, compartilhar com as pessoas que desejar!

Todas as semanas temos um conteúdo novo relacionado a gestão! Se você desejar ser notificado em primeira mão a cada publicação é só se inscrever na mídia social da sua preferência ou se cadastrar na minha lista privada, para isto, basta clicar no link que está na descrição!

Muito obrigado pelo seu tempo, pela sua atenção e até a próxima!

Conheça as minhas mídias sociais ou inscreva-se na minha lista privada:
https://www.alexandrodeschamps.com/social