Perdi um excelente técnico e ganhei um péssimo líder!

Você aceita tomar uma dose de sinceridade comigo?

Vamos a mais uma dose de sinceridade, onde aqui o papo é direto e reto! E o nosso MI MI MI de hoje é: PERDI UM EXCELENTE TÉCNICO E GANHEI UM PÉSSIMO LÍDER!

Bem, isto geralmente ocorre quando a pressa ou a preguiça de quem esta promovendo, se une ao oportunismo ou a ganância de quem está sendo promovido!

No que diz respeito a quem está promovendo, falo da pressa, pois as contratações em uma organização geralmente não são feitas de maneira proativa, mas sim reativa, onde só se pensa em contratar quando a equipe já não dá mais conta da carga de trabalho ou um projeto importante foi fechado, sua entrega deverá ser para ontem e agora é preciso contratar a qualquer custo. Já referente a preguiça, quem está promovendo, sabe com clareza a diferença entre a gestão e a operação, mas mesmo assim, prefere fazer vistas grossas e de maneira cômoda, dar aquele presente de grego ao seu melhor técnico.

Em relação a quem está sendo promovido, me refiro ao oportunismo, pois mesmo sabendo que não haverá preparação prévia para assumir o cargo de gestão, aceita o convite, evitando assim que alguém mais capacitado o faça. Em poucas palavras é o mesmo que aceitar a direção de um veículo sem saber dirigir! Imagina só a segurança que os passageiros terão em relação ao motorista! Já referente a ganância, nem preciso me aprofundar, pois todos nós temos o nosso nível de ganância, sendo o mesmo potencializado a todo momento pelo mundo de ilusões ao nosso redor. Assim como o custo de comprar algo que ainda não está ao nosso alcance é alto, assumir um cargo, principalmente de gestão sem estar preparado, provavelmente impactará em um enorme custo à saúde de todos os envolvidos.

Mas afinal, o que fazer para não viver esta realidade?

Indo direto ao ponto, quem está promovendo, deverá estabelecer e ser fiel a requisitos claros para a promoção de alguém há cargos de liderança, onde fora as competências técnicas, que são extremamente necessárias, deverão ser elencadas também às competências comportamentais, tão bem definidas e apresentadas pela gestão de pessoas com processos. Sei que é utopia para a grande maioria das organizações, mas ter em mãos um guia de gestão, fará toda a diferença para que às pessoas compreendam como a gestão é conduzida nas mesmas. Além da definição das competências técnicas e comportamentais, estimular de maneira proativa os seus excelentes técnicos a correr por fora e desenvolvê-las de antemão, ajudará você a ter atrativas opções e ser mais criterioso na hora de realizar a promoção.

Em relação a quem deseja ser promovido à um cargo de liderança, além de desenvolver às competências técnicas e comportamentais mencionadas, acreditar nas pessoas e trabalhar para elas, serão requisitos básicos, para isto, procure aprender à dirigir e se habilitar antes que as chaves do carro sejam entregues a você, além disto, não perca a oportunidade de manobrar o carro no pátio, mesmo não estando habilitado, para assim pegar experiência, ou seja, sempre que o seu líder se ausentar por qualquer motivo, coloca-se a disposição dele e entregue o seu melhor na condução da equipe a você confiada.

Se esta dose desceu queimando, deixa o seu “like” e compartilha conosco nos comentários: Qual o MI MI MI que você não aguenta mais ouvir nas organizações?

Muito obrigado pelo seu tempo, pela sua atenção e até a próxima!

Conheça as minhas mídias sociais ou inscreva-se na minha lista privada:
https://www.alexandrodeschamps.com/social